Até quando a criança deve jantar, ou, a partir de quando ela pode fazer apenas um lanche à noite? 🥙🌮🍛
O ideal a ser alcançado após a introdução alimentar do bebê é que a criança faça 3 refeições principais e 2 refeições intermediárias. Cada uma dessas refeições exige certa quantidade e tipos específicos de alimentos. Cada uma tem sua função específica para o nosso organismo.
O jantar é o momento de recuperar as energias gastas ao longo do dia. Realmente é bom considerar preparações mais leves para não atrapalhar a qualidade do sono que virá em seguida. Mas não dá pra pensar que biscoitos e iogurtes podem ser uma opção ao jantar!
Nosso tradicional feijão com arroz é muito saudável e aproveitar as sobras do almoço num saboroso “mexido” é uma excelente opção para as crianças acima de 1 ano de idade. Sopinhas, legumes em pedaços e omeletes também são ideias práticas e nutritivas pra fechar o dia com chave de ouro!
Minha sugestão para estabelecer o bom hábito do jantar é mantê-lo como descrito acima com regularidade até os 2 anos de idade, e só a partir daí começar a fazer variações de lanches que considerem várias cores no prato (que significam variedade de nutrientes e ajudam a avaliar se a substituição é válida para o jantar).🥙🌮🍛
Nesse vídeo, o Davi estava pra completar 2 anos quando testei dar um sanduíche.
Imagine o colorido:
Alface
Tomate
Cenoura
Hamburguinho caseiro
Pãozinho francês
Seguido de laranja, de sobremesa 😉
Para as mamães que amam tapioca ou panquecas coloridas, que tal preparar para o jantar do filhote também, com saladinha e franguinho desfiado serão refeições bonitas, saborosas e completas!!🌮🥙🍛
Lorena Amorim é nutricionista com especialização em Educação Alimentar e Nutricional. Mãe de dois bonzinhos de boca, Davi e Tomás, compartilha reflexões e experiências de mãe nutricionista no perfil @bonzinhosdeboca no Instagram.
Post original no perfil @bonzinhosdeboca.
Conheça nossa linha de pratinhos para servir o jantar dos pequenos com muito mais diversão.