Com que idade seu filho ou filha começou a te ajudar nas receitas, ou pelo menos, a sentar na bancada da pia pra te observar na preparação dos alimentos ?
A criança que se sente envolvida, vai curtir muito experimentar o que ela ajudou a preparar!
Se seu filho tem mais de 2 anos e nunca fizeram isso, não perca mais tempo pra criar esse hábito tão poderoso em promover uma boa relação da criança com os alimentos.
Se ainda tem um bebê, pode começar a criar muita expectativa por esses momentos deliciosos juntos!
Se você acha que não tem talento com a cozinha, não deixe isso se tornar uma limitação ou uma desculpa pra não praticar. Há coisas muito simples que você pode fazer pra incentivar sua criança a se envolver com o alimento: lavar as frutas, separar os tomates com defeito, secar as folhas de alface…
Aqui desde muito cedo os meninos quebram ovos, montam nossas pizzas, mechem os bolos, despejam cada ingrediente! Quando ainda estavam muito pequenos e não podiam usar facas, entregava utensílios super bacanas e seguros como o picador de legumes e frutas, as forminhas de biscoitos em formato de bichinhos!
Poderia ficar aqui falando dos inúmeros benefícios que vão bem além de aumentar a possibilidade de experimentação de novos alimentos: desenvolvimento da autonomia, da coordenação motora, maior proximidade mãe-filho!
Então te desafio a buscar as receitas de bolo, a ser criativa, a inserir um momento assim na sua agenda pelo menos como programação semanal! Te garanto que os frutos serão imensos! E por favor, me conte!
Lorena Amorim é nutricionista com especialização em Educação Alimentar e Nutricional. Mãe de dois bonzinhos de boca, Davi e Tomás, compartilha reflexões e experiências de mãe nutricionista no perfil @bonzinhosdeboca no Instagram.
Post original no perfil @bonzinhosdeboca